Nesse último domingo, dia 3 de setembro, a co-vereadora Laina Crisóstomo, figura notável na luta pelos direitos humanos e inclusão, fez parte do percurso da edição 2023 da Parada LGBTQIAPN+ do Subúrbio de Salvador. O evento, que já se consagrou como um dos mais importantes do calendário de diversidade da Bahia, teve início em Periperi e terminou em Paripe, com um emocionante tema: “Esquecidos? Não por nós”.
Laina Crisóstomo é reconhecida por seu ativismo em várias frentes, sendo mulher negra, feminista, mãe, lésbica, antiproibicionista, candomblecista, gorda, e advogada feminista. Ela também é a fundadora da ONG Tamo Juntas, co-vereadora da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) e ocupa a posição de Procuradora Parlamentar da Mulher na Câmara Municipal de Salvador.
A edição deste ano da Parada do Subúrbio teve como propósito dar voz à população LGBTQIAP+ que muitas vezes é negligenciada nos mais diversos espaços, sendo por exemplo, excluída de pautas artísticas, projetos culturais e até mesmo do convívio social. O tema “Esquecidos? Não por nós” ressalta a importância de incluir e valorizar a todas, todos e todes.
O evento teve início às 14 horas com a saída da igreja católica de Periperi, percorrendo a avenida Suburbana até chegar à Praça João Martins em Paripe. Um dos pontos altos da parada foram os emocionantes shows de artistas transformistas, a atmosfera de celebração e inclusão também foi enriquecida pela presença de padrinhos e madrinhas da Parada, incluindo Laina Crisóstomo, Keyla Simpson, Léo Kret, Thiffany Odara, Ludmila Almeida juntamente com ativistas como Marcelo Cerqueira, Danvulaió, Renildo Barbosa, Fabety Santana e Alex Sena.
A Parada LGBTQIAPN+ do Subúrbio de Salvador, agora em seu 11º ano consecutivo, continua a desempenhar um papel fundamental na promoção da diversidade e na luta pelos direitos LGBTQIAP+. O evento reafirma a resistência e determinação da comunidade em busca de igualdade e inclusão.