Na data simbólica de 7 de setembro, quando é comemorado a Independência do Brasil, a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) ocupou as ruas para o Grito dos Excluides, Excluídas e Excluídos que este ano trouxe o tema “Você tem fome e sede de quê?”. Em sua 29ª edição, o evento faz parte do calendário de manifestações populares no Brasil, visando instigar reflexões acerca de pautas fundamentais para a sociedade.
Inspirado na Campanha da Fraternidade de 1995, cujo tema era “Fraternidade e Excluídos” com o lema “Eras tu, Senhor?”, o Grito dos Excluídos surgiu como uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desde então, ele se tornou uma contrapartida ao Grito da Independência, proclamado por um representante da família real portuguesa, ao levar para as ruas e praças os clamores silenciados que ecoam dos campos, porões e periferias da sociedade brasileira.
A saída do Grito dos Excluides, Excluídas e Excluídos aconteceu, no Campo Grande, indo logo após para a passagem do desfile oficial de 7 de setembro. Esse ano, a temática visa salientar a busca de soluções para as crescentes dificuldades de acesso aos alimentos e à água que afetam comunidades marginalizadas em todo o país, dando voz às injustiças sociais e econômicas que ainda persistem no Brasil.
Histórico, o evento acontece em pelo menos vinte e cinco estados brasileiros, quando a população e diversos movimentos sociais ocupam as ruas com protestos e cartazes que enfatizam temas que precisam do olhar do poder público. O Grito dos Excluídos se consolida sobretudo como maneira de lutar pelos direitos humanos e igualdade, propondo através da resistência e mobilização mudanças significativas para população que durante toda a história foi invisibilizada e marginalizada.