Eline Matos e Thiffany Odara, da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), são premiadas na 2ª edição do evento que celebra a cidadania LGBTQIAPN+
Na noite dessa última sexta-feira, dia 8 de setembro, a Coordenadora Política e membra da executiva estadual do PSOL Bahia, Eline Matos, juntamente com a pedagoga, escritora e ativista social Thiffany Odara, foram premiadas na 2ª edição do Prêmio Bumbá DiversidArte. O evento, cujo tema deste ano é “Fazendo a Cidadania LGBTQIAPN+ Acontecer – Ano 2023”, foi caracterizado com a premiação a duas integrantes da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) nas categorias de Defesa de Direitos e Política.
Idealizado pela ONG Bumbá, o Prêmio Bumbá DiversidArte reúne artistas, ativistas, militantes, instituições e iniciativas que promovem a cidadania LGBTQIAPN+ no cenário social, da cultura e das artes. O evento destaca histórias impactantes e diversidade de indivíduos e grupos que lutam incansavelmente pelos direitos da comunidade LGBTQIAPN+. Neste ano, o prêmio foi entregue em 11 categorias, abrangendo áreas como Política, Educação, Influencer Digital, Cidadania Trans, Apoio Familiar, Atuação Social, Artes do Palco, Artes Drag, Escritora/Autora, Defesa de Direitos e Saúde, e o mais aguardado da noite, o prêmio de Personalidade do Ano concedido a Keila Simpson.
A cerimônia, realizada no Circo Picolino, no bairro de Pituaçu, foi marcada pelo respeito, alegria e celebração da diversidade. Todos os presentes foram incentivados a trazer sua alegria, seu axé, sua identidade de gênero, sua orientação sexual, seu amor, seu afeto e sua cidadania, tornando o evento um espaço de inclusão e celebração. Visando ainda valorizar personalidades e iniciativas que tenham indivíduos da comunidade LGBTQIAPN+ como protagonistas, o evento contou com uma programação cultural diversa e talentosa, reunindo artistas como Sabrinna Sabatinni, Saphyra Luzz e Dj Pretin D’Kingo.