Na próxima sexta-feira, dia 15 de setembro, o Colégio Estadual Marques de Maricá, localizado no bairro de Pau Miúdo, em Salvador, sediará uma importante Sessão Especial Itinerante dedicada ao combate à gordofobia. O evento idealizado pela mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), faz parte das atividades da Semana Municipal de Combate à Gordofobia, instituída pela Lei n° 9.633/2022 do município.
A Semana Municipal de Combate à Gordofobia, aprovada em 2022, designa a segunda semana de setembro no calendário municipal de Salvador como um período para combater a violência e promover a dignidade das pessoas cujos corpos não se encaixam nos padrões socialmente impostos. A Sessão Especial Itinerante desta sexta-feira é uma iniciativa da mandata, que além de criar a Lei pretende fiscalizar o poder executivo em relação ao seu cumprimento total.
O evento será também uma oportunidade de trazer dados em relação à gordofobia no país e como essa tem impactos profundos na vida das pessoas, resultando em quadros depressivos, de ansiedade e outras consequências devastadoras. De acordo com alguns desses registros, 50,1% dos brasileiros no mercado de trabalho lidam com piadas sobre corpos gordos, enquanto 70,1% relatam atendimento médico negligente em relação a questões de peso. No cotidiano, 42,5% enfrentam barreiras que impedem o acesso livre a locais e ao transporte público. Além disso, impressionantes 97,8% das pessoas gordas já sofreram gordofobia no Brasil.
O objetivo da Sessão é garantir direitos, acesso e debates sobre um tema que causa violência, exclusão e danos políticos, econômicos e sociais. Realizado em uma data bastante simbólica, o evento também fomenta a importância do dia 10 de setembro, data de Combate à Gordofobia, destinada a sensibilizar a sociedade para a necessidade de mudanças e apoio às pessoas que enfrentam discriminação devido ao seu peso.
Sessão Especial Combate à Gordofobia
Data: 15 de setembro de 2023
Local: Colégio Estadual Marques de Maricá, Pau Miúdo.
Horário: A partir das 9h30