Presente em Brasília para uma série de agendas políticas, a co-vereadora da mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA), Laina Crisóstomo, participou de uma importante reunião da bancada do PSOL com o Ministro da Justiça, Flávio Dino. O encontro, realizado na ultima terça-feira (19), teve como objetivo discutir o alarmante agravamento das violências políticas no Brasil, com destaque para os ataques às mulheres, povos tradicionais e defensores de direitos humanos.
Durante a reunião, Laina Crisóstomo relatou o histórico de ataques sofridos pela mandata das pretas, destacando a mais recente onda de Fake News. Além disso, a co-vereadora chamou a atenção para a questão de Mãe Bernadete Pacífico, enfatizando que as violências políticas não se limitam apenas ao âmbito parlamentar e eleitoral, mas também representam uma lógica de genocídio e extermínio em sua grande maioria contra mulheres e a população negra.
“A gente não tem um dia de paz, um dia de paz. O assassinato de Mãe Bernadete foi algo que nos colocou em cheque. Vinte e dois tiros, Flávio Dino, vinte e dois tiros, doze no rosto. Os netos dela foram colocados dentro do banheiro e ouviram a sua avó ser assassinada. Isso traz para nós algo que é muito caro, que é a disputa pela terra, pelo território, pela ancestralidade, mas, acima de tudo, pela nossa vida”, destacou Laina em um discurso emocionante.
A edil também expressou sua preocupação com os altos índices de assassinato em decorrência da fadada política de guerra às drogas na Bahia. Alertando para os dados que colocam a estado na liderança do ranking de mortes por bala da polícia, reforçou a preocupação com a banalização da vida de pessoas pretas e pobres, à exemplo do número crescente de crianças como vítimas.