Co-vereadora da mandata coletiva Pretas Por Salvador, Laina é lésbica e casada civilmente há 5 anos
A Frente Parlamentar em defesa da Cidadania e dos Direitos da Comunidade LGBTQIA+, foi lançada na última terça-feira (19), em um dia de intensa disputa contra a bancada conservadora na Câmara. Após quase 6 horas de debate, a Comissão de Previdência, Assistência Social e Família, sob pressão do movimento, aprovou a realização de uma audiência pública sobre o Projeto de Lei (PL) que visa derrubar o direito à União Homoafetiva. Com isso, a votação da pauta foi adiada para a próxima quarta-feira, dia 27.
Representante do legislativo soteropolitano, a co-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL/BA), em seu pronunciamento durante o lançamento da Frente, destacou a importância da união do movimento LGBTQIA+ e apoiadores para impedir tamanho retrocesso. Em 10 anos de aprovação, já foram realizadas mais de 80 mil uniões homoafetivas, reforçando não apenas a existência dessas famílias, como também o acesso à direitos básicos como acompanhamento nos serviços de saúde, e acesso à previdência.
Laina também repudiou os ataques dos conservadores, que não só infringiram a lei, mas destilaram ódio aos parlamentares e aos movimentos sociais presentes durante a reunião da Comissão da Família.
“Quero dizer que eu não sou amiga do deputado Isidoro que fez questão de dizer que os LGBT da Bahia gostam dele, pelo contrário, a gente odeia ele, abomina ele, abomina a existência dele, não só enquanto deputado, mas enquanto um homem que encarcera jovens que são dependentes de fazerem uso abusivo de substância psicoativa. Porque é defensor, não de política de redução de danos, mas é defensor de comunidade terapêutica como postura e violência, inclusive com o dinheiro público”, ressaltou Laina.
A Frente Parlamentar em Defesa da Cidadania e dos Direitos da Comunidade LGBTQIA+, tem como objetivo principal promover e proteger os direitos deste segmento da população. Presidida pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), a iniciativa conta com o apoio de mais de 210 deputados e senadores. A cerimônia de lançamento da Frente também fez parte da programação do 20° Seminário LGBTQIA+ do Congresso Nacional, realizado nos dias 19 e 20 de setembro. É válido ressaltar ainda que Érika também já deu entrada em uma ação contra Isidoro por transfobia.
Assista ao pronunciamento:
https://www.instagram.com/reel/Cxb6-DhrAHB/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==