A data também femenageia a pesquisadora, lésbica e ativista Virgínia Nunes, falecida em Abril deste ano
A Mandata Coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) iniciou oficialmente nesta segunda-feira (25/09) uma Consulta Pública em apoio à aprovação do Projeto de Lei que institui o dia 29 de agosto como Dia Municipal de Combate à Lesbofobia Virginia Nunes, na cidade de Salvador. A consulta é parte do trâmite para aprovação de Leis calendarizadas e tem como objetivo reunir contribuições e apoios públicos para o projeto, que será analisado na Câmara Municipal de Salvador (CMS).
O Projeto de Lei (PL) Virginia Nunes pretende fortalecer a agenda de enfrentamento à lesbofobia através dos canais de comunicação, administrações regionais, escolas municipais, instalações desportivas municipais, estabelecimentos de saúde e nas demais repartições públicas do Município de Salvador. O PL também tem um compromisso com a memória e o legado da pesquisadora e ativista Virginia Nunes, representando as lutas de muitas mulheres lésbicas, em Salvador.
Virginia Nunes, foi uma renomada antropóloga, ativista da Liga Brasileira de Mulheres Lésbicas e Bissexuais (LBL) e fundadora da Liga de Mulheres Lésbicas e Bissexuais – Lilás, de Lauro de Freitas. Ainda enquanto ativista dos direitos lésbicos, Virginia conduziu pesquisas sobre violência e discriminação LGBT+ em ambientes educacionais, sendo pioneira em pesquisas nesse campo no Brasil. Também atuava junto a organismos governamentais na capacitação de agentes públicos em
temáticas de gênero e diversidade.
Em conformidade com a trajetória de Virgínia Nunes, a Consulta Pública é também uma ferramenta para ampliar a visibilidade de sua história e trajetória, e ainda fortalecer o compromisso da sociedade na construção de políticas públicas que enfrentem efetivamente a lesbofobia. O formulário segue aberto até a próxima segunda-feira (02), e pode ser acessado por toda população.
LINK DA CONSULTA: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSez8B_g-X18lEifxvcjRrbDJL0Cftk9jRNsQFjjXdI01xj5dQ/viewform