Após diálogo com trabalhadores e visita a plataforma, vereadoras do Psol cobram explicações à Prefeitura
A mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) realizou uma inspeção na Passarela dos Ambulantes, localizada no circuito Barra, com o objetivo de garantir segurança e dignidade para os trabalhadores que atuam no local. Em apoio e acolhimento aos ambulantes, a mandata foi a primeira a comparecer ao local para verificar as condições da estrutura, e como forma de denúncia também divulgou vídeo demonstrando as irregularidades e condições precárias que vão além da insegurança, mas também passam pela dificuldade para que ambulantes possam reabastecer o estoque, e revezar com as famílias o espaço de atendimento.
Durante a visita, foram identificadas diversas irregularidades que representam riscos para os trabalhadores. Canos ainda abertos, braçadeiras enferrujadas e tapumes danificados foram alguns dos problemas observados. Além disso, a estrutura aparentemente não está completamente finalizada, o que aumenta a preocupação quanto à segurança dos ambulantes durante o Carnaval.
Após a visita e cobrando explicações por parte da Prefeitura de Salvador, a mandata enviou nesta última terça-feira (06) um ofício solicitando informações sobre os custos da obra e exigindo providências urgentes para garantir a segurança dos trabalhadores.
“É importante que a gente diga que ambulante sofre cotidianamente no carnaval. É falta de banheiro, é falta de banheiro para tomar banho, é falta de estrutura para dormir. Quantos de nós vimos, companheiros e companheiras que são ambulantes, já dormindo há mais de uma semana no circuito para garantir o seu lugar? Então, enfim, é mais insegurança e a gente tá aqui fiscalizando e mostrando esse absurdo dessa obra e essa irresponsabilidade da Prefeitura Municipal de Salvador”, destacou a co-vereadora Laina Crisóstomo durante a visita.
Diante das irregularidades encontradas, a Mandata reafirmou seu compromisso em fiscalizar e lutar pelos direitos dos trabalhadores ambulantes, buscando garantir mais acesso e dignidade para todas as pessoas, especialmente em uma cidade como Salvador, que enfrenta altos índices de desemprego.