Dia 01 de abril foi julgado pelo Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) o caso de assédio sexual sofrido pela Deputada Estadual Isa Pena, cometido pelo também Deputado Estadual Fernando Cury, ocorrido em Dezembro de 2020, na Câmara dos Deputados do estado paulista. Toda a ação de Cury foi filmada pela transmissão da sessão, no entanto, apesar da prova inquestionável do assédio praticado pelo Deputado, houve muita resistência por parte da comissão de ética da Câmara (constituída majoritariamente por homens) de aplicar punição ao assediador, recomendando o afastamento do deputado por 120 dias, mas recebendo remuneração.

Após muita pressão social, principalmente dos movimentos de mulheres, a ALESP votou pela suspensão do mandato do Deputado por 120 dias com perda da remuneração e do gabinete durante este período. Foi um dia histórico para a companheira Isa Penna e para todas as mulheres que vivenciam essa e outras violências todos os dias, seja no ambiente de trabalho, na rua e até mesmo dentro das próprias casas.

“Apesar da vitória, consideramos que a penalidade justa para o autor desta violência seria a cassação total do mandato, visto que, o corpo da mulher não é objeto passível de ser tocado sem sua permissão e, isto se torna ainda mais grave quando tal violência vem justamente de quem foi escolhido pelo povo para representá-los e defender os direitos de toda sociedade”, considera Cleide Coutinho, uma das co-vereadoras da mandata coletiva Pretas Por Salvador.

“O Brasil está entre os países que mais comete violência contra mulheres e meninas. A certeza da impunidade, privilégio que faz parte do cotidiano de pessoas como Fernando Cury, dá liberdade para que práticas como estas sejam corriqueiras na vida das mulheres numa sociedade marcada pelo machismo e a misoginia e, quando questionadas são justificadas como “elogios e brincadeiras” acompanhados posteriormente de pedidos de desculpas, naturalizando a violência contra as mulheres na sociedade”, acrescenta Gleide Davis também co-vereadora da mandata Pretas Por Salvador.

As Pretas Por Salvador parabenizam a deputada Isa Penna pela força e coragem de lutar para que a justiça fosse feita diante de uma violência tão brutal cometida por um representante público, em um espaço público de onde deveria partir o exemplo de respeito aos direitos e a vida das pessoas em especial das mulheres.

Categorias: Notícias