Ontem (17/05), a Mandata Coletiva Pretas Por Salvador, realizou uma reunião com a psicóloga e perita em trânsito, Patrícia Bonfim. O Objetivo foi dialogar sobre a importância de debater e divulgar o Movimento “Maio Amarelo”, que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Atuando como uma ação conjunta, coordenada pelo Poder Público e a sociedade civil, o Maio Amarelo coloca em pauta o tema segurança viária e mobiliza toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada. Propagando conhecimento, é possível que o assunto ganhe amplitude e possa ser encarado com a seriedade que o trânsito exige.
O último dado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, registrou em 2019, 31.945 vidas perdidas. Esse é o número mais baixo desde 2001. Vários são os fatores que estão fazendo o total de mortes por sinistros de trânsito diminuírem ano após ano no Brasil. Entre eles, o Maio Amarelo, que tem contado com a mobilização da sociedade durante o mês de maio.
_“É preciso se pensar em uma perspectiva de educação para o transito, pensando especialmente nas crianças e adolescente, sem deixar de pensar em uma campanha que envolva o Poder Público. É importante que o Poder Público se responsabilize para usar a sua comunicação à serviço de garantir que menos vidas sejam ceifadas. Todas as mortes que acontecem no transito, elas são evitáveis, ou seja: se houver educação no transito, se houver esse cuidado na divulgação e nas campanhas de engajamento, a gente consegue sim fazer com que menos vidas sejam perdidas”_, pontuou a co-vereadora das Pretas Por Salvador, Laina Crisóstomo.
Categorias: Notícias