Nesta quarta (19/05) aconteceu o Encontro com Comunidades e Movimentos do Centro Antigo, em Luta Pelo Direito à Cidade, à Moradia e Pelo Despejo Zero Já. Na ocasião, a Mandata Coletiva Pretas Por Salvador marcou presença dialogando sobre estratégias para auxiliar as inúmeras famílias que vivem à mercê o Poder Público e, principalmente, são coagidas a deixar suas casas para que o setor privado construa centros comerciais.
Na oportunidade, foi conversado sobre a atuação da Prefeitura de Salvador que está tentando promover a reintegração de posse de imóveis de cerca de 40 famílias que vivem no assentamento da comunidade da Rua Monsenhor Rubens Mesquita, localizada na região do Tororó, bairro do Centro Histórico da cidade de Salvador. O objetivo deles é implantar no local, parte de um centro comercial, beneficiando assim exclusivamente um empreendimento privado, ameaçando a vida de cerca de 40 famílias.
“É uma agressividade isso. Representantes da prefeitura estão frequentemente se dirigindo as famílias que residem no local pressionando as pessoas para que aceitem uma negociação e entreguem suas casas por um valor bem abaixo do de mercado. Precisamos nos fazer presente para que aquele povo saibam que eles não estão só. Eu venho de ocupação e sei muito bem o é sentir na pele isso”, disse a co-vereadora da Mandata Pretas Por Salvador, também dirigente do Movimento Nacional de Luta Por Moradia (MMNLM), Cleide Coutinho.
Vale ressaltar que as áreas em que os imóveis estão localizadas, foi legalmente reconhecida como Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), pela Prefeitura Municipal de Salvador, em 2016. Segundo a advogada do SAJU (Serviço de Assistência Jurídica da UFBA), Julia Molina, a comunidade está lá há mais de 15 anos e, além de residirem lá, muitos trabalham e tiram o sustento de suas famílias na própria região.
O município alega no processo existente que a obra a ser realizada é para a requalificação viária da cidade de Salvador. Mas, na verdade, a obra será realizada para facilitar o trânsito de caminhões para o Shopping que será construído no local, sendo que já existem outros dois Shoppings na região.
Categorias: Notícias